Este tipo de aquario é muito utilizado, em aquários plantados.
Porque?
A razão é muito simples, primeiro este tipo de aquario tem por detrás dele uma filosofia milenar japonesa, "iwagumi" que tem muito a ver com a aplicação desta em jardins. De forma a criar um ambiente zen, de paz e meditação, em que todos os pormenores são levados em conta e ao extremo da perfeição.
No caso dos jardins, estes incluem não so lagos perfeitamente decorados com plantas apropriadas, como também jardins de areia, e uma escolha riquissima quer de plantas ornamentais, quer de bonsais. Normalmente estes jardins existem em templos e casas abastadas, onde os japoneses se retiram para pensar e ver a paisagem.
Tal como tentei descrever em cima, este estilo provem da cultura nipónica. Este estilo de arte tem tambem a ver quer com a arquitectura, quer com o arranjo das pedras. A sua Historia remonta do século 7 e os documentos encontrados do século 10. Existem arranjos circulares de pedras, encontrados em Akita e Hokkaido. Contudo, parecem ter sido usados para rituais espirituais e não para arranjos bonitos para jardim. É errado pensar que o conceito de jardim era permaturo nessa época. No século 10 o budismo e novas culturas trazidas pela china e korea, foram importantes no desenvolvimento na arte de jardinar.
Os designers desta altura mostraram deter um elevado sentido estético. O que se passa nos aquarios plantados, é tentar através de um ambiente aquático tentar criar um ambiente de jardim natural existente na Natureza.
Este tipo de aquario tem também de obedecer as mesmas regras de equilibrio, e de estética. Aqui estão exemplos de formas de iwagumi que se podem utilizar, quer num jardim quer no aquário, é de salientar, que deve ser criada uma disposição triangular.
Como podemos ver nestas imagens o equilibrio geométrico é deveras importante!