Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq
LIKE
iluminação
Potência
Numa lâmpada refere-se à quantidade de energia eléctrica que a mesma consome, mas não diz nada sobre a quantidade de luz que produz. Nos aquários plantados muitas vezes recorremos a este factor via relação watt por litro, para calcular a luz necessária para o nosso "setup". Apesar de não ser o melhor método, porque não leva em conta a eficiência luminosa das lâmpadas, permite-nos estabelecer um ponto de partida.
Fluxo luminoso
Refere-se à quantidade de luz expressa em lúmens [lm] que uma lâmpada é capaz de gerar em todas as direcções e percebida pelo olho humano. É um dos factores a ter em conta na escolha de uma lâmpada para um aquário plantado porque indica a quantidade total de luz que essa lâmpada pode produzir, mas não dá indicação nenhuma da sua utilidade no contexto em que a queremos utilizar.
Intensidade luminosa
É a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz com reflector ou de um aparelho de iluminação, projectado numa determinada direcção. A unidade de medida é a candela[cd].
Rendimento luminoso
O rendimento luminoso de uma lâmpada está relacionado com a eficiência energética. Indica o fluxo que essa lâmpada emite por cada unidade de potência eléctrica consumida na sua obtenção. A unidade de medida é o lumen/watt [lm/W].
Iluminância
É a intensidade da luz projectada numa determinada área. A unidade de medida é o lux [lx], que é igual a um lúmen por metro quadrado [lm/m2]. Na prática significa que se uma lâmpada com 5000 lúmens fosse perfeitamente distribuída dentro de um metro quadrado, a intensidade em cada ponto dessa área seria de 5000 lux. Os fabricantes de lâmpadas não podem dar esta informação porque o cálculo desta grandeza depende de muitos factores como o desenho e tipo de reflector usado na iluminária, e no caso da aquarofilia, de factores de atenuação dentro do espaço aquático.
(by aquaeden-shop.net)
Rotala Rotundifolia
O nome latino significa "A planta com folhas redondas". Mas apenas se aplica a esta variedade, com folhas redondas. Em aquário a planta em questão tem longas e finas folhas. Diferente de outras espécies de Rotala esta é menos exigente, no entanto necessita de boa qualidade de luz para produzir folhas vermelhas (para além de Ferro). Forma
Forma rebentos laterais, tornando-se espessa e compacta. Isso também significa que é difícil para a luz alcançar as folhas mais baixas, assim que as plantas devem ser podadas frequentemente. É Também conhecida por Rotala Índica.
Forma rebentos laterais, tornando-se espessa e compacta. Isso também significa que é difícil para a luz alcançar as folhas mais baixas, assim que as plantas devem ser podadas frequentemente. É Também conhecida por Rotala Índica.
|
Subscrever:
Mensagens (Atom)