Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq

LIKE

Rony - o Amano do Brasil!

Boas,
Hoje trago-vos um artigo de um entusiasta do hobby do Brasil. O seu testemunho é muito interessante pelo que não deixei de partilhar comvosco. Esta vivência que ele pode ter e que qualquer um de nós gostaria de ter a possibilidade de ter.Espero que gostem!





O mais interessante de se morar na cidade de Londrina-PR, para um aquáriofilista, não é o facto de se ter acesso fácil às plantas aquáticas, materiais de hardscape e de outros materias para seus os seus novos Layouts.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj06VReHVv28j7qq951JpWnsZost1ujoB789-a7nBkTOP3gIj0b_aQn8IqPztlimDNE7CyFgpbb8fhNkLGHL3OncXpVlcBM72DYV0nkxBAnn65JehKZZ5nCdWZk82FoLgh5yI1MqQ/s1600/DSC04842.JPGTão pouco é a possibilidade de participar do maior concurso nacional ou ver toda sua preparação de perto, que inclui um dos maiores, se não o maior dos encontros de aquariofilistas do Brasil.Tudo fica mais interessante quando começa a ver que nesta cidade, tal como você, existem outros apaixonados incondicionais pelo hobby, assim como todos os membros da Aqualon, responsáveis pelos eventos acima descritos e  incentivam a evolução do hobby.
O mais interessante é quando a proximidade faz-te sentir parte dessa equipa de amigos incríveis.
Porém o mais impressionante para mim é saber que o maior aquáriofilifta do Brasil está a alguns quarteirões da minha casa, tendo assim a hipótese de ver todo um trabalho que não se restringe à elaboração de layouts, pois isso é apenas uma minúscula parte da imensurável contribuição que o grande mestre oferece ao aquarismo nacional.
Sinto-me um privilegiado !
Sendo assim não coloco nenhuma restrição em dizer que Rony Suzuki e Londrina estão para o Brasil assim como Takashi Amano e Niigata estão para o Mundo !
(http://aquarium-dakar.info/?rony-o-amano-brasileiro)
Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)




Água Viva loja de Aquáriofilia

Boas hoje trago-vos uma das minha lojas favoritas a Água Viva.

A Água Viva é uma loja situada na Rua Domingos Sequeira, 13-B 1350-122 Lisboa, perto de Campo de Ourique.
É uma loja de dimensões médias, com muito boa arrumação, limpeza e disposição dos produtos.É especialista em aquários em geral, aquários plantados e também em aquários de água salgada.
Tem também outros animais como: Porquinhos da Índia, Hamsters, Coelhos Anões, etc. Rações para esses animais e para Cães. Expositores com peixes tropicais, plantas da Tropica.Vende sistemas de CO2 pressurizado, material da ADA entre outros materiais para aquários plantados.

Tem dois aquários de exposição: um plantado (água quente, doce):




 
 

E um aquário de água salgada.

Na minha opinião vale a pena fazer-lhe uma visita.

Aqui tem mais algumas imagens da loja:





Estas são algumas das marcas que pode encontrar na Água Viva:



Contactos e Informações:

T (+351) 213971554

Email: geral@aguaviva.com.pt

Horário: Segunda a Sexta 10:30 às 20:00
Sábado das 10:30 às 13:30 e das 15:00 às 20:00


Site: http://www.aguaviva.com.pt

Loja de Aquáriofilia


Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Como montar um Hardscape (Vídeo)

Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Sawbwa Barb

(by sekay aquascaping)

Alimentação :
 
Onívora, aceita de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter suas rásboras saudáveis e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana. Na natureza se alimentam mais de vermes, larvas de mosquito, pequenos insetos e crustáceos.

Dimorfismo sexual :
 
O macho é mais colorido, com o corpo azulado e as extremidades (cabeça e pontas da nadadeira caudal) vermelhas e seu ventre é retilíneo. A fêmea apresenta o corpo amarelado e o ventre roliço, principalmente em época de desova.

Comportamento :
 
São peixes pacíficos e cardumeiros. Em aquários comunitários, quando mantidos em cardumes, dificilmente chegam a atacar / estressar outros peixes. O mais comum é ver os machos disputando entre si a hierarquia do grupo.

Reprodução :
 
Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas e após três a cinco dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se dar rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos maiores podem ser oferecidos.

Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução. 

Tamanho mínimo do aquário : 30 litros.

Outras informações :
 
Apesar de muitas vezes ser vendida, no exterior, com o nome de Asian Rummynose, Rummynose Rasbora e Naked Microrasbora, a Sawbwa é muito mais próxima dos Barbos do que das Rásboras. Preferem aquários com água não muito movimentada e são peixes de carume, portanto devem ser mantidos em grupos de pelo menos 5 exemplares.

Quanto maior o cardume mais natural é o comportamento, apesar das disputas por hierarquia - onde os machos maiores exibem suas cores e nadadeiras no máximo esplendor possível - serem frequentes, é raro que algum peixe saia machucado. São peixes que atingem um tamanho pequeno quando adultos, então o cuidado com os companheiros de aquário deve ser redobrado para evitar que virem petiscos de luxo.
(by http://aquarium-dakar.info/?sawbwa-resplendens)
 
Veja a nossa "wikipédia" de Peixes - a wiki aqua a página do Blog renovada.
 
Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Aquário Original


Faça crescer as suas ervas aromáticas num aquário que se auto-renova


Este novo aquário é para ser comercializado como um "ecossistema de circuito fechado" que se limpa a si próprio,  pelo crescimento de produtos frescos como os feijões, manjericão, tomilho, orégãos, hortelã, salsa e espinafre.
O princípio é que as plantas se alimentam dos resíduos azotados produzidos pelos peixes, limpando assim, a água, um processo que os fabricantes afirmam eliminar a necessidade de manutenção adicional.
Inclui o peixe Betta Splendens, e parece ter espaço para seis pequenos vasos.
Trata-se de uma opção viável, amiga do ambiente.
 


Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Anuncie Comnosco! Veja a nossa Loja!

Agora já podem anunciar no nosso BLOG os vossos produtos ou a vossa empresa!

Saibam como:

1º Criem uma imagem da vossa empresa/ logo
2º Enviem por e-mail a vossa imagem e o site da vossa empresa
3º Indiquem a modalidade que desejam
4º Receberão um e-mail com o NIB
5ºAssim que a transferência bancária seja confirmada é colocado o anúncio pelo prazo definido (min. 30 dias)

Mais informação na página do Blog: http://aquahobbie.blogspot.pt/p/donationadvertise.html

Visitem também a nossa loja Online!

Temos Camarões e plantas para entrega em Portugal!

E substractos e areias ADA para Entrega Internacional!

Consulte todos os produtos na página: http://aquahobbie.blogspot.pt/p/donationadvertise.html

Um grande abraço e volte sempre!

Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Nannostomus anduzei

Benny Ng

Ordem: Characiformes Família: Lebiasinidae

 
Distribuição

Provêm de uma Lagoa situada a 20 quilómetros a norte de Puerto Ayacucho, Venezuela, no canto superior bacia do rio Orinoco, embora oficialmente só foram encontrados a partir de outro local mais a Sul na bacia do rio Ereré, Amazonas, Brasil.
O Ereré é um afluente do rio Negro, localizado a várias centenas de quilómetros a sul da 1ª localidade referida.

Habitat

São originários de uma zona pouco profunda, com profundidade máxima de cerca de 50 cm, um ribeiro chamado Caño Provincial, caracterizado por uma corrente lenta, água transparente e substrato de areia branca, raízes submersas.
O caño é rodeado por Buritis, Mauritia Flexuosa, e flui cerca de 2000 m até desaguar numa lagoa, larga e rasa ocupando uma área de savana plana ao lado do rio Orinoco.
A lagoa tem um substrato de lama, água turva, e suporta tanto vegetação emergente como flutuante.

PH

Geral : 5,0º e a temperatura da água de 27 ° C/80.6 ° F


Dureza

 0-90 ppm

Comprimento Máximo

13-16 mm.

Aquário

Dimensões base de pelo menos 45 por 30 cm, ou equivalentes
 
Manutenção

Devem, idealmente, ser mantidos de preferência num habitat densamente plantado, com um substrato escuro. 
Permitindo assim que apresente um comportamento natural, reduzindo o seu stress.
Plantas flutuantes são uma adição útil, tal como troncos e folhas secas. Nestas estabelecem-se colônias microbianas quando a decomposição das folhas ocorre.
Tais microrganismos pode fornecer uma valiosa fonte de alimento secundário aos peixes, enquanto que os taninos e outros produtos químicos libertados pela sua decomposição, também são ​​benéficos. Utilize uma filtragem suave.
 
Dieta

Na natureza alimentam-se de minúsculos invertebrados e zooplâncton. No aquário aceitam alimentos secos, comida viva ou congelada de pequenas dimensões como Náuplios, Blood Worms, etc.

Comportamento

Muito tranquilos, embora não sejam uma comunidade ideal de peixes devido ao seu pequeno tamanho e à sua natureza bastante tímida. Será melhor manter um cardume sozinho num aquário ou com outros peixes mais pequenos.
Deverá ser mantido em cardumes de 10 ou mais para exibir um comportamento mais natural.

Dimorfismo sexual

Os machos adultos são mais finos, mais brilhantes e coloridos com pigmentação vermelha nas barbatanas anal e caudal o que não acontece com as fêmeas.
Os machos também possuem uma extensa nadadeira anal, isto é mais comum em indivíduos dominantes.

Reprodução

Foi alcançada em aquários, embora raramente.
Num aquário densamente plantado é possível que um pequeno número de alevins possam começar a surgir sem intervenção humana.
No entanto, se quiser aumentar o rendimento da reprodução desta espécie de peixes terá de ter uma abordagem um pouco mais controlada.
Pode ter um cardume principal num aquário mas terá de ter um ou mais recipientes menores preenchidos com água envelhecida do aquário principal.
Preencha muito do espaço disponível dos recipientes com musgo de java, ou com plantas de folhas finas.
Nem a iluminação, nem a filtragem são necessárias, embora possa instalar um filtro de esponja  movido a ar.
Quando os peixes adultos estiverem bem condicionados; um único par ou grupo, constituído por um ou dois machos e fêmeas poderão então ser separados e introduzidos em cada recipiente, mas é importante notar que quantos mais individuos forem envolvidos no processo de reprodução, maior é o risco de predação das ovas.
Os adultos podem ser removidos após 2 a 3 dias e os alevins deverão ser visíveis um ou dois dias mais tarde.
Os alimentos iniciais deverão ser Paramecium ou um alimento seco suficientemente pequeno (5-50 micron),náuplios, microvermes.Uma vez que os alevins sejam grandes o suficiente para aceitá-los.
(by http://www.seriouslyfish.com)

Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)




Dânio Azul Turqueza

 <i>Danio kerri</i>. © Nonn Panitvong
 
Classificação:

Ordem: Cypriniformes

 
Família: Cyprinidae
 
Distribuição Geográfica:

Da ilha de Koh Yao Noi, província de Phang Nga, no sul-oeste da Tailândia, mas já foi encontrada noutras ilhas da região, incluindo Phuket, Ko Lanta e Langkawi, bem como no sul do continente Tailândês (Península Malaia), incluindo nas províncias de Krabi e Ranong.
Populações de diferentes locais variam de côr de base do corpo; as do Extremo Norte tendem a ter faixa azul, enquanto as do sul são mais amareladas.
 
Habitat:

Habita riachos e pequenos rios caracterizados pela água muito clara com substratos de rochas, pedras e cascalho
As plantas aquáticas não são abundantes nestes locais embora as superfícies submersas são muitas vezes cobertas com um biofilme rico, enquanto a vegetação lateral  cresce vigorosamente.
Na cascata Chongfah Ton perto da estância costeira de Khao Lak vive ao lado Devario Regina, Stracheyi Neolissochilus, Tambroides Tor, e Orphoides Systomus.
O comprimento padrão máximo são de 40-45 mm.
 
Aquário:
Um aquário com dimensões base de 60 * 30 cm ou equivalente deve ser o menos considerados. A manutençãoparece particularmente eficaz em num layout densamente plantado com um tom mais escuro do substrato, por outro lado podem parecer mais pálidos em layouts com pouco hardscape.
Sugerimos mantê-los num aquário bem plantado ou, em alternativa, num set-up projetado para se assemelhar a um rio/ riacho, com um substrato de pedras de tamanho variável e cascalho e alguns pedregulhos.A saída do filtro pode ser utilizada para fornecer um fluxo adicional, mas deve ser evitada a corrente no caso do mais pequeno Danio spp. por estes tenderem a ocupar locais mais calmos.Raízes, troncos, galhos e plantas aquáticas como a Microsorum, Anubias Bolbitis são ideais.
 
Condições da água:

Temperatura: 23 - 26 ° C

 pH: 6,5-7,5
 Dureza: 36-215 ppm
 
Dieta

Análises estomacais de espécimes selvagens revelaram esta espécie é principalmente insetívora, alimentando-se de uma variedade de insetos aquáticos / terrestres e das suas larvas. Pequenas quantidades de algas, material vegetal, e outros detritos orgânicos também foram registrados, mas pode ter derivado do conteúdo intestinal de presas.No aquário, aceita a maioria dos alimentos.
Uma boa qualidade de produto seco pode ser usado como a base da alimentação, mas isso deve ser suplementada com refeições regulares de artémia congelada tal como bloodworm, Daphnia, etc.
Para o peixe desenvolver a sua melhor coloração.
 
Comportamento

Esta espécie é muito pacífica de facto torna-se um residente ideal num aquário comunitário. Como ele não coloca exigências especiais em termos da química da água pode ser combinado com muitos dos peixes mais populares incluindo outros ciprinídeos pequenos, bem como tetras.
Uma comunidade em torno das espécies de um de seus países de origem ou de bacias hidrográficas também faria um projeto interessante com exemplos do sul da Tailândia, incluindo Devario Regina, borapetensis Rasbora, Trilineata Rasbora, Kubotai Microdevario e Siamensis Badis.É uma espécie de cardume, por natureza, e realmente deve ser mantido em um grupo de pelo menos 8-10 espécimes. Mantê-lo em números decentes não só irá tornar o peixe menos nervoso, mas irá resultar em uma forma mais eficaz, numa aparência natural. Os machos também irão exibir as suas melhores cores, já que competem uns contra os outros pela atenção feminina.
 
Dimorfismo sexual

As fêmeas sexualmente adultas são geralmente mais redondas na barriga, um pouco menos coloridas e um pouco maiores que os machos. As diferenças são especialmente claras quando os peixes estão em condição de desova.
 
Reprodução

Como a maioria dos ciprinídeos desta espécie são ovíparos, e não apresentam cuidados parentais. Isso quer dizer que quando os peixes estão em boas condições, eles vão aparecer com frequência e num aquário densamente plantado, é possível que um pequeno número de alevins possam começar a aparecer sem intervenção humana.
No entanto, se você quiser aumentar o rendimento de uma criação. A abordagem tem de ser um pouco mais controlada. Deve colocar os casais adultos num  aquário de 30-40 litros e este deve ser preenchido até a metade com água. Grande parte do espaço disponível deve ser cheio de musgo de Java para a desova.A água deve estar entre ligeiramente ácida a pH neutro.
Deve alimentá-los com pequenas quantidades de alimentos vivos e congelados, ou através da realização de uma mudança da água grande (50-60%) à noite.
Os adultos vão comer as ovas por isso deverão ser removidos uma vez que os ovos são fecundados.
Neste ponto, o filtro deve ser ligado com uma esponja na entrada, a fim de evitar aspirar os alevins.
A incubação depende da temperatura, mas geralmente leva entre 24-36 horas. O alimento inicial deverá ser de Artemia Viva ou similar.
 
Notas


D. kerri pode ser difícil de encontrar em lojas de aquáriofilia e tem havido alguma confusão em torno de sua identidade no passado. A côr do corpo de base é azul ou verde-amarelo e esta continua na barbatana caudal, enquanto rosa-amarelo listras laterais estender de opérculo até pedúnculo caudal.Uma forma de D. Albolineatus do norte da Península da Malásia (anteriormente conhecido como D. Tweedei Brittan 1956) é, por vezes, erradamente referido como D. kerri, mas é um peixe mais pequeno, mais magro e  com uma cor de base arroxeada e apenas com uma risca única, lateral que se estende desde o pedúnculo caudal até o meio do corpo.
Mais similar é um peixe não descrito de Mianmar que é vendido sob o nome de D. sp. "Hikari" e ao contrário de a maioria dos membros do gênero é sexualmente dimórfico, as fêmeas e os machos são azuis e predominantemente verde-amarelado.
Pode facilmente ser confundido por D. kerri.Seguindo Fang (2003) Danio spp. são caracterizados pela presença de uma tira A na barbatana anal e duas ou mais faixas de P no caudal, mais algumas características internas, tais como lamelas nasal alargada. O gênero sofreu algum rearranjo taxonómico nos últimos anos, após a publicação de uma série de estudos filogenéticos.Os mais antigos investigadores das filogenias moleculares, tendem a concordar que representava um grupo monofilético composto por dois clados principais; grupo 'Danio Devario' contendo os maiores e D. " Clado Rerio "compreende os peixes menores, mais magros. "Brachydanio".
O nome do gênero já extinto era frequentemente adotado para os membros do segundo grupo e é visto em grande parte da literatura mais antiga.

No entanto, em 2003, Fang Fang realizado um estudo mais detalhado com base em caracteres morfológicos que incluíam membros de outros gêneros afins, e os resultados sugeridos para a primeira vez que o Danio género como anteriormente considerado isto representa um agrupamento polifilético nem todos os membros derivado de um único ancestral comum.

O género nome Devario foi sugerido para as espécies com maiores Danio sendo aplicada apenas para os peixes menores (com a excepção de a espécie tipo, D. Dangila que pode crescer até cerca de 3,5 "/ 8,9 centímetros).

Recentes estudos moleculares por Mayden et al. (2007) e Fang et al. (2009) resultaram em mais alterações. Infelizmente, enquanto essas obras concordam em alguns aspectos eles frequentemente se contradizem, nomeadamente no uso da subfamília nomes Rasborinae (Weber e de Baeufort, 1916) e Danioninae (Bleeker, 1863), o posicionamento de D. Kyathit em relação a D. Rerio e o nível de parentesco entre as espécies e Danio Esomus. No entanto, as espécies anteriormente conhecidas como Microrasbora Erythromicron foi encontrado para ser agrupados dentro Danio em ambos os conjuntos de resultados.Assim Danio é considerado como sendo composta por três sub-clados, por exemplo, agrupamentos de espécies estreitamente relacionadas.
O primeiro compreende D. Erythromicron, D. Margaritatus e D. Choprae. Estes exibem padrões de corpo único constituído por barras verticais (D. Erythromicron, D. Choprae) ou pontos de luz (D. Margaritatus) e possuem tanto barbilhões muito curtos ou nenhum, enquanto que todos os outros Danio spp. tem laterais / horizontal listras no corpo e barbos relativamente longos.

Há uma sugestão de que D. Erythromicron e D. Margaritatus serão movidos novamente no futuro, como os dois aspectos partes morfológicas e comportamentais que parecem os distinguem de outros Danios.

O clado segundo contém a espécie tipo, D. Dangila, separados com base no seu tamanho maior e a forma da barbatana caudal, que em adultos, é apenas ligeiramente ou mesmo Emarginate truncar a forma, uma característica que compartilha apenas com Tinca Tinca (a Tenca comum) entre outros Ciprinídeos. O grupo D. Dangila também é passível de conter D. Meghayalensis e D. Feegradei.As restantes espécies, das quais D. Rerio é pensado  como sendo o mais antigo, estão incluídos no terceiro sub-clado, e existe a possibilidade de estes três grupos poderem eventualmente ser separados em diferentes géneros.

(by http://www.seriouslyfish.com)

Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Artigo 4 - Hardscape


A Concepção e a realização da decoração: O "hardscape"

 
Hardscape significa "decoração em bruto antes de plantar."

A selecção de elementos decorativos (solo, rochas, raízes) deve ser feita com cuidado, tendo em conta o tamanho das plantas em adultas e o tamanhos dos aquários.

 
Antes de colocar a água no aquário, deve organizar o hardscape, observar, fotografar, modificar se necessário até ficar a seu gosto. 
Esta precaução é uma garantia de continuidade, que irá evitar a manipulação, uma vez o tanque cheio de água.
(by http://www.floraquatic.com)

Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...