As algas são um dos problemas mais comuns num aquário, seja nas plantas ou não. normalmente surgem por exagero de luz e sem c02 suficiente, excesso de nutrientes. Ou então por falta de luz e exagero de nutrientes.
Mesmo num aquário perfeitamente equilibrado é impossível não ter algas.
Vou explicitar em baixo os tipos mais comuns de algas e as formas de livrarmo-nos delas.
Algas em Cabelos
Muito comuns em rochas e plantas, podem ter várias cores, mas em geral são verdes ou cinzentas. Formam se fios longos, chegando aos 10 cm. Normalmente devem-se à sobre dosagem de fertilizantes, especialmente os de ferro e fosfatos.
Como livrar-se Delas:
Reduzir a fertilização gradualmente, ou caso seja necessário deixar de fertilizar, de forma a parar o seu crescimento e adicionar potássio de forma a aulmentar o uso de fosfatos pelas plantas, mais rapidamente. É facil retirá-las do aquário até livrar-se delas.
Algas Verdes que surgem em manchas
Provavelmente a alga mais comum. Aparentemente pontos verdes em todo o lado. Aparece quando existe fonte de luz exterior. Aparecendo nas plantas de crescimento lento.
Como livrar-se Delas:
Praticamente impossível livrar-se delas no caso de aparecerem nas plantas. Se for no vidro deverá comprar otoncilus (peixe limpa vidros) em grupos de 3 ou mais e deverá colocar o Aquário onde não bata a luz do sol.
Algas Castanhas
Muitas vezes encontradas nas plantas e no substrato. São fáceis de retirar normalmente devem-se ao excesso de fosfatos na água.
A forma de se livrar delas é comprar muitas plantas de rápido crescimento, de forma a que estas compitam naturalmente com as algas por nutrientes. Todavia pode apenas comprar um grupo de SAE (SIAMESIS comedores de algas) ou Otoncilus (referidos normalmente de otos). Eles comerão rapidamente as algas. É melhor comprar grupos de 3 ou mais.
Algas vermelhas
Ocorrem em finos conjuntos. possivelmente são as mais difíceis de eliminar. Tendem a surgir em água com elevados índices de carbono e alto ph (ph alcalino).
Como livrar-se Delas:
Os únicos peixes que eliminam esta alga são os SAE (siamese algae eater). Compre um frupo deles e devem eliminá-las.
Algas azuis-verdes
Esta alga Cyanobacteria aparece em diferentes cores, em forma de tapete. Enfraquece as plantas e pode libertar toxinas que podem matar os peixes. Estas fixam o nitrogénio e ocorrem em aquários com 0 ou valores baixos de nitratos, e com elevados nutrientes como por exemplo os fosfatos.
Com livrar-se Delas
Sem uma cura definida, os peixes não a comem. Pode usar antibióticos mas com muito cuidado. Tente reduzir os fosfatos adicionando potássio.
Uma das curas possíveis, e que funciona em todas as algas embora perigosa é aumentar o nível de oxigénio na água.Com uma seringa deve aplicar-se doses muito pequenas de água oxigenada nas algas de forma a queimá-las. Mas não deve exagerar na dose pois matará a planta. Passados 30 minutos trocar a água para não envenenar os peixes de o2 em exagero. Espero que tenha servido de ajuda ;)