Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq

LIKE


Nome Comum: Ramirezi ou Ciclídeo Borboleta

Nome Científico: Microgeophagus Ramirezi

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica: Bolívia, Venezuela (Rio Orinoco) e Colômbia (Rio Meta)

Tamanho: Macho até aos 5cm e a Fêmea é ligeiramente mais pequena.


Dimorfismo Sexual: 
O macho é mais esguio que a fêmea e apresenta principalmente o 2º e 3º raios da barbatana dorsal maiores do que a fêmea, o macho tem uma mancha preta mais pronunciada (sem nenhuma escama azul "dentro" da mancha) na parte lateral do corpo enquanto que a fêmea tem a mancha preta menos visível e normalmente com algumas escamas de cor azul "dentro" da mancha preta.


Disposição no Aquário: Aos Casais


Temperatura: 25 a 30ºC


PH: entre 5,5 e os 6,5 preferencialmente.



Outros Parâmetros da Água: GH: 3ºd e os 10ºd

Nitratos: 
São algo sensíveis pelo que devem ser mantidos com baixos valores de nitratos (<10ppm)


Aquário: 
Aquário densamente plantado e com vários esconderijos criados por pedras/troncos. Se possível utilizar um substracto fino tipo areia (em parte do aquário).

Alimentação:

A dieta deve conter comida viva\congelada com alguma variedade (de evitar larva de mosquitos pois há relatos de terem causado problemas ao peixes), há quem além da tradicional comida congelada (atémia, krill, etc..) forneça também papa\preparados para Discus.
Aceitam granulado e comida seca.

Compatibilidade:
É um peixe pacífico (com as outras espécies) passível de ser mantido com outros peixes desde que não muito agressivos e com requisitos semelhantes no que toca á água (pode ser mantido com Apistogrammas desde que o tamanho do aquário o permita bem como Discus, Tetras e outros Caracídeos, etc.).
Peixe algo tímido pelo que deve ter bastantes esconderijos de modo a sentir-se seguro.
Podem ser mantidos 2 casais no mesmo aquário desde que este tenha espaço suficiente para cada casal formar o seu território (um aquário com mais de 100Lts e com cerca de 80cm de frente deve dar para o efeito)


Reprodução:
Ao contrário dos Apistogrammas é um peixe de casal (um macho para uma fêmea), e onde tanto o macho como a fêmea protegem e cuidam dos ovos e defendem o território.
A postura tem lugar no fundo do aquário numa pedra\tronco ou numa folha de planta (o macho e a fêmea "limpam" a zona onde irá decorrer a postura).
A fêmea pode depositar entre 100 a 200 ovos de cor cinzento amarelada.
Os ovos demoram cerca de 3 a 5 dias a eclodirem (depende bastante da temperatura) e os alevins durante os 3 primeiros dias consomem o saco vitelino sendo que após este período deve-se começar a fornecer alimento próprio (nauptilos de artémia, infusórios, preparados próprios á venda nas lojas da especialidade).
Nesta altura o aquariofilista deverá optar se pretende manter as crias ao cuidado dos pais ou separa-las para um aquário á parte.
(baseado em http://www.peixefauna.com/t1659-ramirezi)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...