Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq

LIKE

Tips para um Plantado


I - Substrato

Um aquário plantado normalmente vai contar com algumas plantas pouco e outras muito exigentes. Para as mais exigentes é necessário um substrato fértil.
O substrato fértil pode ser uma camada de húmus tratado, com cerca de 1 a 2 centímetros de espessura. Há ainda substratos industrializados prontos para serem utilizados em aquário, mas com um valor mais elevado.
Além disso pode-se espalhar laterita no fundo (que vai disponibilizar ferro para as plantas), fertilizantes de liberação lenta que fornecerão nutrientes para as plantas. Após feita a camada fértil, deve-se isolar esta da água, fazendo uma camada inerte. Essa camada inerte deve ter cerca de 4cm e poderá ser feita com areia de construção tratada, areia de filtro de piscina, cascalho, entre outros.

II - Filtragem


A filtragem mais recomendada é de 5 vezes o volume do aquário, por exemplo, um aquário de 100 litros deveria ter uma filtro com vazão de 500L/H pelo menos. Mas essa filtragem pode variar de 3 a 8 vezes o volume do aquário, dependendo do aquarista e da necessidade. Como filtros temos:
-Filtro externos hang-on, que são os mais utilizados que ficam "pendurados" no vidro do aquário;
-Filtro interno, que são filtros que ficam dentro d'água;
-Filtro externo tipo canister, são os mais potentes e eficientes quando se trata de filtragem;
-Filtro UV, que têm como função esterelizar a água;
entre outros.
Pode-se ainda contar com elementos filtrantes como carvão ativado, anéis de cerâmica, entre outros elementos que tornam a água apropriada para os peixes, sendo os anéis de cerâmica indispensáveis, já que alojam bactérias nitrificantes para fazer a filtragem biológica, que é a filtragem mais importante do aquário.

III - Iluminação

Fala-se muito de 1 Watt por litro da lâmpada fluorescente e 6500K de temperatura de cor. Mas sabe-se que a maior parte das plantas podem ser mantidas entre 0,5 e 0,8W/L.
O fotoperíodo deve simular o natural, ou seja, de 10 a 12 horas/dia de luz e 12 a 14 horas de período escuro. Em caso de aparecimento de algas, esse fotoperíodo pode ser diminuido para 8 horas.

IV - Gás Carbônico

Como se sabe, o CO2 é parte da fórmula básica da fotossíntese das plantas, e no aquarismo não é diferente. É ideal colocar pelo menos uma garrafa caseira para injetar CO2 no aquário, embora há plantas pouco exigentes em relação ao CO2.

V - Troncos, Rochas e ornamentos

É interessante a colocação de troncos, rochas ou outros itens de ornamentação artificial, que é bem pessoal. No meu caso não gosto de itens artificiais em um aquário natural.
No caso de troncos é importante o tratamento antes de colocá-los no aquário. Pode-se tratar em imersão em água fervendo, solução com sal iodado e cloro ativo. Para as rochas a atenção deve estar voltada para possíveis alterações nos parâmetros da água como o pH.

VI - Temperatura da água

É fundamental para manter os peixes um termostato, para que mantenha a temperatura sempre constante, sem prejudicar assim os peixes com variações na temperatura d'água.
1.2 Ciclagem

Uma vez que o aquário está cheio, o filtro deverá ser ligado e o aquário entra em um período de 30 dias ciclando. A ciclagem é importante para formar colônias de bactérias que futuramente participarão da decomposição de dejetos de peixes e restos de ração.

1.3 Testes dos parâmetros da Água


Após a ciclagem é importante medir os parâmetros da água. Os testes que deve-se ter controle são: Amônia, Nitrato, Cloro, PH, GH e KH.

1.4 Fauna

Estabilizado o aquário, já podem ser colocados os peixes. A escolha da fauna do aquário é muito pessoal mas é importante lembrar que as espécies de peixes deverão ser compativeis umas com as outras, por exemplo, as diferentes espécies deverão ser de mesmo pH e temperatura ideal aproximada entre eles. Além disso é importante saber a compatibilidade entre espécies em questões de agressividade, etc.

2 - MANUTENÇÃO

Após montado o aquário, é preciso mais paciência ainda, para poder dar a manutenção necessária ao aquário.

2.1 - Troca Parcial de Água (TPA)

A troca parcial de água é o que o próprio nome já diz. A troca de certa porcentagem de água traz novos nutrientes e renova a água do aquário. Nas primeiras semanas apos a montagem é recomendado a troca de 50% da água semanalmente. Após o primeiro mês pode passar para 30% semanalmente e assim manter.

2.2 - Sifonagem

Consiste no uso de uma mangueira para succionar a água, podendo assim "aspirar" os dejetos e demais impurezas que se acumulam no substrato e outras superfícies.

2.3 - Manutenção do filtro

Para melhor funcionamento do filtro e maior eficiência da filtragem, é importante a manutenção regular do filtro. É falado em lavagem semanal, as vezes mensal, mas na verdade é importante o bom senso do aquarista para ver quando o filtro já está com sujeira acumulada dificultando a passagem da água.

Cada aquário tem suas próprias características e requer toda atenção do aquarista para assim, se definir a melhor forma de manutenção e a escala de testes que serão feitos para manter-se controle de pH, GH, KH, amônia, dureza, etc.
O que mais é preciso no aquarismo plantado é paciência mas apesar de todo o trabalho, a recompensa é ótima. Depois é só relaxar e curtir toda a beleza e tranquilidade que se passa dentro de um a quário plantado. (by Deh)


Se gostou do post clique em Gosto! Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl

(by Aquahobbie)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...