Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq

LIKE

Iwagumi



Embora tenha feito alguns posts sobre este assunto, na minha opinião este tipo de plantado é um dos mais bonitos e expectaculares!
Pelo que gosto de investigar sobre os mesmos.Aqui vai mais um post sobre Iwagumi, espero que gostem! 

A título de introdução aqui vai:

O termo Iwagumi é comum no mundo aquapaisagismo
É utilizado quando nos referimos a um aquascape que tradicionalmente utiliza como hardscape apenas rochas.
Os aquários Iwagumi são cativantes e bonitos: parecem ter um sentido místico e têm uma capacidade de cativar, deixando as pessoas inquietas - é difícil esquecer o seu primeiro Iwagumi, mas o que exatamente é um Iwagumi?

Leia mais para descobrir ...

O termo - Iwagumi foi originalmente usado para se referir a um estilo de jardinagem japonesa, onde eram utilizadas pedras como 'ossos' do jardim, funcionando como seu suporte, estrutura. 
Os Jardins japoneses usavam pedras, arbustos e areia para representar as paisagens japonesas em miniatura. Para simular mostrar uma montanha, eram usadas pedras cuidadosamente colocadas. Para representar o oceano ou um lago, era utilizada uma piscina de areia revolvida.
Com a crescente popularidade deste tipo de jardinagem, surgiu o mesmo debaixo d'água, o que hoje conhecemos como aquapaisagismo, a tradição do Iwagumi inspirou e influenciou naturalmente os aquascapers.
O Iwagumi é uma das formações mais marcantes e simples, quer quando representa uma paisagem montanhosa, quer quando representa uma tríade budista.

O número de pedras

Nem todos os aquários Iwagumi têm de ter apenas três pedras - pode ser utilizado qualquer número de pedras num Iwagumi. Se utilizar mais pedras tornar-se-ão mais complexos. Aqueles com menos pedras como os Sanzon Iwagumis, que têm apenas três pedras, possuem uma elegância de um simbolismo impressionantes.
Embora não exista uma regra sobre o número máximo de pedras, é melhor usar um número ímpar - de 3, 5, 7 ou 9 pedras. Isto porque os seres humanos têm normalmente uma tendência em organizar as coisas de uma forma estilizada ou simétrica, a qual é muito pouco natural e pouco estética.
É irónico sermos naturalmente atraídos por padrões de aleatórios e até mesmo pelo caos, mas quando tentamos criar algo belo, instintivamente revertemos para padrões estilizados e simétricos que são pouco atraentes.
Usando um número ímpar de pedras impede esta simetria e faz com que o Iwagumi seja mais atraente e natural.
Ele também impede que a paisagem pareça 'dividida' - com um número par de pedras de cada lado.


Example iwagumi Layouts Diagram


A: Um número par de pedras tende a ser separado de forma igual.


B: Um número impar de pedras tende a ser separado de forma desigual.





Sanzon Iwagumi

É chamado de Sanzon Iwagumi porque as três pedras são comparadas a tríades budistas

Sanzon Iwagumi tem uma atmosfera muito peculiar: é quase real na sua elegância majestosa.


Um layout Iwagumi: os nomes e funções das Rochas

Iwagumi Rock Names Photograph

Conforme explicado pela ADA, cada pedra num Iwagumi tem seu próprio nome e função. Ao selecionar suas pedras, é importante ter em mente seu objetivo dentro do aquapaisagismo. É melhor usar o mesmo tipo de pedra em todo o aquapaisagismo Iwagumi.

Oyaishi

Esta é a pedra primária no layout. Deve ser a pedra maior e mais bonita e com um carácter impressionante e forma.
A pedra Oyashi ou primária deve ter 2/3 da altura do aquário como este recurso relação ao olho humano, segundo a também conhecida Regra de Dois Terços, que é usada em praticamente todas as formas de arte, a partir da pintura para o aquapaisagismo.

A Oyashi também deve ser inclinada. Embora Oyashi em jardins japoneses tendem a ficar de pé, no aquascaping a pedra deve ser inclinada para representar o fluxo da água e criar uma aparência mais natural - se a pedra estivesse num rio seria naturalmente inclinada por causa da força do fluxo de água.
Ao inclinar o Oyashi conseguimos um efeito mais natural e bonito.



Fukuishi


Esta pedra secundária deve ser a segunda maior e é colocada no lado esquerdo ou do lado direito da Oyaishi ou pedra primária. O Fukuishi deve ter uma textura semelhante e do mesmo tipo da pedra Oyaishi.


Soeishi

Esta terceira pedra é colocada ao lado do Oyaishi, juntamente com o Fukuishi. A Soeshi desempenha um papel importante no fluxo do Iwagumi por reforçar a força da Oyaishi ou acentuando a sua presença.



Suteishi 


A Suteishi é uma pequena pedra que não se destaca, e pode  ficar escondida por plantas. A Suteishi pode ser omitida no aquapaisagismo se está a criar um Iwagumi Sanzon, onde tem uma presença mais marcante. O Suteishi acrescenta um elemento de complexidade, subtileza e complexidade ao Iwagumi.


Passos para montar um Iwagumi tradicional

1) Para montar um Iwagumi tradicional, fixe uma camada uniforme de substrato ao longo da base do aquário. Mais substrato será adicionado após a colocação das pedras.

Nota: Se você quer um Iwagumi mais complexo e variado, o substrato pode ser moldado ficando mais alto nos cantos para trás no aquário, criando um desnível, dando a sensação de uma maior profundidade.

2) Em seguida, coloque o Oyaishi. É importante colocar a primeira pedra a Oyaishi. Coloque-a em conformidade com a Regra de dois terços - assim a pedra deve ter de cerca de 2/3 da altura do aquário e ser colocada num ponto que tenha cerca de aproximadamente 2/3 da largura do aquário.

3) Em seguida, organize as restantes pedras em ordem decrescente de tamanho, colocando primeiro a maior e a menor em último lugar: Fukuseki primeiro, depois Soeishi e finalmente Suteishi. Preste atenção para o equilíbrio dos ângulos das pedras, vai ajudá-lo a colocar as pedras no sítio correcto.

4) Quando tiver o layout que desejava (e isso pode levar a muitas tentativas!). O melhor é deixar o aquário por um dia ou dois, assim pode pensar no layout durante algum tempo.

5) Termine o layout usando um copo ou recipiente com cuidado ao colocar mais substrato. Deixe cair o substrato naturalmente entre as pedras. Termine com uma camada de Aqua Soil em pó para dar um belo efeito.


Plantar um Iwagumi


As plantas aquáticas pode diminuir o impacto visual das pedras, de modo que estas podem ser usadas para criar um equilíbrio harmonioso dentro do aquascape. O baixo crescimento das plantas pode ser utilizado para acentuar os detalhes de um arranjo de rochas. 
O plantio de plantas de baixo crescimento, entre as rochas ou próximas a elas é fundamental para aumentar o efeito natural, mas certifique-se de que usa o baixo o crescimento das plantas que não escondam a estrutura do seu Iwagumi. As plantas sugeridas incluem a 'Cuba' Hemianthus Callitrichoides, Eleocharis parvula, Eleocharis Acicularis e Glossostigma Elatinoides, citando apenas algumas plantas.
Se o crescimento das plantas é alto, tal como Eleocharis Vivipara, esta pode ser usada no fundo de um Iwagumi para adicionar a profundidade e complexidade ao aquascape caso seja desejado.
(by Aquahobbie baseado em The Green Machine) 








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...