Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq

LIKE

Co2??? O que é


Recentemente, com o auxílio da internet, e por ser uma novidade barata e fácil de fazer, o injetor caseiro de CO2 virou uma verdadeira coqueluche. Tem gente dizendo até que ele é "fundamental para quem quer ter plantas no aquário". Como resultado, tem muita gente usando-o sem ter a menor idéia de como realmente funciona, pra que serve, e qual a relação com os outros itens do aquário. Baseiam-se apenas no conceito simplista de que "o CO2 ajuda no crescimento das plantas" e saem usando. Parece que dá status dizer: "EU INJETO CO2", e todo mundo quer aprender a montar um injetor, até quem nem tem plantas naturais! Este artigo vai ensinar como montar o injetor caseiro (só precisa de umas poucas linhas para isso) mas, antes disso, vamos discutir a real necessidade de injeção de CO2 e em que situações ele é uma vantagem.
Afinal o CO2 é necessário?A confusão já começa com a própria pergunta. Se você quer saber se o CO2 é necessário para ter plantas no aquário, a resposta é simples: SIM! O CO2 é um ítem fundamental para a fotossíntese das plantas, um processo onde elas pegam o CO2 e, com ajuda de luz e alguns outros nutrientes, transformam-no em açúcares, carbohidratos e outros compostos vitais, liberando oxigênio no final. Sem o CO2 as plantas são incapazes de realizarem este metabolismo normal e morrem rapidamente. Acontece que o CO2 é um composto que faz parte da nossa atmosfera (todo mundo já ouviu falar do "efeito estufa" que é causado pelo excesso de CO2 no ar), e além disso ele dissolve muito facilmente na água. Por isso toda água sempre tem algum teor de CO2 dissolvido nela. A pergunta correta então é: "Afinal é necessário INJEÇÂO EXTRA de CO2 para as plantas crescerem no aquário?" E a resposta para esta pergunta também é bastante simples: DEPENDE! :-)
Como já dissemos, toda água tem um pouco de CO2 dissolvido nela, que vai ser usado pelas plantas para realizar fotossíntese. Mas, dependendo dos outros ítens da sua montagem, esta quantidade pode ou não ser suficiente para que as plantas realizem a fotossíntese a uma taxa mínima necessária para ficarem saudáveis e bonitas. Alguns ítens muito importantes são:
Os níveis de pH, dureza e temperatura da água
A quantidade e o tipo%
Todas as plantas têm um ciclo em que durante as horas de luz usam o CO2 e liberam o oxigênio com um processo de fotossíntese. Durante as horas escuras, ocorre que as plantas usam o oxigênio e liberam o CO2 em um processo chamado de respiração. Na maioria dos aquários, o período da fotossíntese realiza-se entre 10 e 12 horas com luz, e as outras horas, sem luz para equilibrar os processos. Na natureza algumas plantas são situadas em lagoas abertas e grandes e recebem uma quantidade de luz forte e de longo período, outras são situadas em selvas e recebem quantidades de luz baixas. Cada variedade de planta tem suas próprias exigências, para melhores resultados no aquarismo estas exigências devem ser equilibradas A lâmpada fluorescente é um dos meios mais econômicos de estabelecer um spectrum largo de luz em uma quantidade adequada para a sobrevivência de plantas aquáticas. Adicionar Co2 as vezes se faz necessário para as plantas, mas nem sempre, alias alertamos que se o aquarista não obter iluminação e substrato adequado em seu aquário, não adiantará injetar Co2 para beneficiar as plantas, pois outras deficiências serão notadas por elas. As plantas alem de outros nutrientes, precisam de carbono que é derivado do Co2. O carbono, fósforo, potássio, ferro os demais nutrientes são essenciais para o desenvolvimento das plantas. Durante a fotossíntese Co2 é retirado e o Oxigênio liberado. Sem Co2 não existe fotossíntese e as plantas não assimilam os nutrientes citados. Na falta de Co2 dissolvido na água, algumas plantas retiram do Bicarbonato em processo chamado de Descalcificação Biogênica , provocando a elevação do Ph. Esta retirada das plantas de Carbonatos e Bicarbonatos, podem desequilibrar o controle de Ph e Dh. Para que não haja muita perda de Co2 no aquário, devemos evitar Bombas de Ar com pedras porosa. A injeção de Co2 sem nenhum tipo de controle pode reduzir rapidamente o Ph da água em um nível incontrolavel. Obrigatoriamente o KH da água do aquário deve estar maior que 4o para que a variação do Ph não seja rápida e que possa ser controlado pelo aquarista. O Co2 funciona como mais um nutriente para que as plantas se desenvolvam.
Receita caseira de co2:
Podemos inserir Co2 de um modo caseiro. Para isso devemos adquirir uma garrafa de 1 litro de vidro, com uma tampa.
Fure a tampa para passar uma mangueira fina e cole com silicone. Na outra extremidade da mangueirinha adicione uma pedra porosa.
  1. Adicione 800ml de água da torneira 100ml e de água mineral sem gás
  2. 1 xícara de açúcar
  3. 1 ½ colher de sopa de fermento biológico.
Espere 1 hora para que o Co2 se forme para que possa injeta-lo, controle o Ph durante a injeção, não deixe que o Ph tenha variações maiores que 0.2 por dia. O problema deste sistema é que não podemos controlar o Co2 injetado e não temos um indicador automático de Ph, mas se o aquarista tomar cuidado, ou se não tiver peixes no aquário, tudo vai correr bem. Para que o sistema funcione ainda melhor, voce pode conectar a mangueirinha na entrada da mangueira de ar de sua bomba. Assim ao invés de bolhas de ar, poderá injetar diretamente Co2. O gás poderá se dissolver com mais facilidade na água e podemos aproveita-lo melhor. Temos outros sistemas que também pode ser utilizados para injeção de Co2 no aquário, mas o mais confiavel é a de Garrafa de Co2 Comprimido. Este Sistema é o melhor, o Kit acompanha redutores de pressão, manômetros, e o mais importante um controlador de Ph automático que através de uma válvula solenóide pode cortar a injeção quando atingir o Ph desejado, mas também o Sistema é o mais caro, cerca de 300 a 800 dólares. Vários são os fabricantes e o produto é importado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...