Utricularia graminifolia – Planta de Tapete
Utricularia graminifolia (Tropica No 049B) - é uma das plantas aquáticas mais interessantes.
Trata-se de uma planta carnivora, que permite criar um tapete verde e muito atractivo em poucos meses.
Pode ser uma planta de difícil manutenção no início, mas uma vez que tenha obtido sucesso em mantê-la no aquário, ela oferece uma experiência única para o aquariofilista.
Os minúsculos dispositivos de captura da planta, inspiram longas discussões e estimulam a curiosidade das pessoas.
Utricularia graminifolia pode ser encontrada no seu habitat natural à beira de um riacho sombrio no sul do Vietname. Parte da planta cresce submersa, enquanto outra parte emerge da água. A Utricularia graminifolia pertence à família bladderwort(Lentibulariaceae) e é originária da Ásia onde foi encontrada no sul da China, India, Sri Lanka, Burma, Laos and Vietnam.
Nesses locais, ele aparece como planta pântano anfíbia, bem como totalmente submersa em nascentes e ao longo de pequenos riachos. O seu habitat natural é muitas vezes é sombrio ela raramente cresce em pleno sol.
Ela cresce em águas muito macias onde a encontrá-mos, sendo que tivemos dificuldades graves mantê-la viva durante o transporte.
Felizmente, a planta que está a ser produzida agora é muito mais resistente e, portanto, mais adequada para uso em aquários mas continua a ser uma planta para especialistas. A Aurea Utricularia é outro bladderwort que ocasionalmente é encontrado nas lojas, mas é completamente diferente com uma forma de crescimento semelhante a espécies de Ceratophyllum e Myriophyllum.
Um olhar mais próximo dos dispositivos de captura da Graminifolia Utricularia, mostram que são utilizadas para capturar crustáceos e ciliados.
Os animais contêm azoto e fósforo, que podem ser utilizados pela planta após os tecidos dissolvidos por enzimas nas suas armadilhas minúsculas.
A Foto é do Oliver Knott.
Bladderworts - são plantas carnívoras e muitas delas estão associadas com a água. O gênero nome "Utricularia" refere-se às bexigas, enquanto as espécies nome "graminifolia" refere-se às folhas tipo erva. As folhas de tipo erva são exatamente o que as distingue das outras cerca de 210 espécies de Bladderworts que foram descobertas até o momento.
As pequenas folhas formam uma estrutura de recém folhas verdes, que normalmente cobrem as bexigas que se formam no rizoma e as nervuras.
No entanto, o que faz graminifolia Utricularia exclusiva para o aquarista são as pequenas bexigas de 2 mm de comprimento em que os crustáceos e ciliados caiem qiando procuram abrigo entre as folhas e rizomas.
Os animais são digeridos por enzimas segregadas pelas bexigas, e os nutrientes são subsequentemente libertados retomado pela planta e utilizados para suportar o seu crescimento.
Utricularia Graminifolia frequentemente cresce em ambientes com muitos e em ambientes pobres em nutrientes, portanto, é uma enorme vantagem de ser capaz de explorar fontes alternativas de alimento, particularmente azoto (N) e fósforo (P) por aprisionamento de animais nutritivos.
Aqui, a Utricularia Graminifolia é usada em aquascaping onde forma uma corrente verde no aquário.
A planta pode também ser utilizada como planta de primeiro plano, onde forma um tapete contínuo verde em 6 a 8 semanas após a plantação.
A Tropica cria Utricularia Graminifolia sendo fornecida em um ou lã de pedra ou discos de coco.
Quando plantada no aquário, o conjunto deve ser dividido em 6 a 8 pedaços menores e plantados com uma distância de 5 cm no primeiro plano do aquário ou em num declive.
É importante manter a cerca de 1 cm da lã de coco ou de pedra, a fim de proporcionar um bom enraizamento das plantas.
Usando uma pinça para inserir os pequenos blocos de plantas torna todo o processo de plantar muito mais fácil. Para começar, deve fornecer luz relativamente baixa, mas após as primeiras 6-8 semanas, onde, após as plantas tenham obtido um crescimento firme no aquário, a luz pode ser aumentada.
Neste momento os pequenos blocos foram agora transformados num tapete de relva contínuo e é nesta altura em que o fertelizante líquido deve ser fornecido. A nossa experiência com a Utricularia mostra que elea se desenvolve melhor com um pH de 6,8 a 7,0 em água de dureza dKH 7-10.
O CO2 não é extritamente necessário, mas deve ser fornecido, estimulando o crescimento de forma significativa. Embora a variedade comercialmente disponível é mais resistente que o tipo selvagem, a fase inicial após o plantio pode revelar-se crítica, visto a Utricularia ser sensível a alterações ambientais.
A Utricularia Graminifolia é relativamente frágil, assim, não deve ser mantida com peixes que destruam ou remexam o fundo do aquário.
(Por Ole Pedersen, Andersen e Troels Christensen Claus)
Características Resumidas da Planta:
Nome Científico: Utricularia Graminifolia
Família: Lentibulariaceae (Lentibulariáceas)
Origem: Ásia
Crescimento: Médio
Plantio: Grupo
Iluminação Ideal: 1.0 Watts/Litro
pH: 6.0 a 7.0
Temperatura: 16 a 30 ºC
Tamanho: 5 a 7 cm
Porte: Pequeno
Posição: Tapete,frente
Reprodução: Mudas Laterais
Dificuldade: Alta
Substrato Fértil: Sim
CO2: Sim
Obs: É uma planta carnívora, podendo ocasionalmente oferecer perigo à pequenos alevins (peixes recém nascidos).
Se gostou do post clique em Gosto!
Visite-nos também no Facebook em: https://www.facebook.com/pages/Aquahobbie/406740292679573?ref=hl
(by Aquahobbie)