Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq
LIKE
Mestre de aquascaping:JasonBaliban
Um aquáriofilista que tem um Blog interessante onde o Hobby: Aquário Project.
Mestre nos aquários plantados mostrao seu trabalho nos videos abaixo apresentados. Os videos são excelentes exemplos, cheios de qualidade ede detalhes onde pode tirar ideias. Aqui está umexercício para ti. Concordas comascolocações do Hardscape? O que farias dediferente? Que plantasvês que poderiam imediatamente melhorar o aspecto do aquário e onde as colocarias?
29 de maio de 2012 Se os aquascapers pudessem ser estrelas de rock, Oliver Knott seria um deles. Este é um profissional. Em conjunto com a empresaDennerle, deu uma demonstração na Interzoo 2012. Tenha em atenção às ferramentas que ele usa, as plantas. Esta é uma parte de sua demonstração.
Plantas muito utilizadas para formarem "tapetes" na região frontal do aquário. O seu desenvolvimento ocorre principalmente na horizontal, cobrindo grandes áreas, através de ramificaçõe todas interligadas entre elas.
2. MÉDIAS (FRENTE/MEIO) Plantas que costumam compor regiões intermédias do aquário, junto ao tapete ou logo a seguir ao mesmo, dependendo do tamanho que atingem.
3. GRANDES (MEIO/FUNDO) Plantas que devido ao seu porte, costumam ser posicionadas na região intermédia ou posterior do aquário, dependendo do tamanho e a maneira como se desenvolvem.
4. MUSGOS Plantas que costumam ser utilizadas para cobrir rochas ou troncos. Fixando-se ou fixadas nestas superfícies, dando um aspecto bastante interessante ao aquário.
5. De SUPERFÍCIE Plantas que se desenvolvem livres, na superfície do aquário. Muito utilizadas para lagos ornamentais, mas que se devidamente mantidas, também podem ornamentar aquário tendo sempre cuidado para não cubrir toda a superficie do aquário para o mesmo respirar e poder alimentar os peixes.
Kindness and a good heart are the foundation for success in this life, progress on the spiritual path, and the fulfillment of our aspirations. Our need for them is not limited to any specific time, place, society, or culture.
Muitas plantas que nós temos em nosso aquário, podem ser cultivadas de outra forma, a forma emersa.
Nem todas as plantas podem ser cultivadas dessa forma, plantas do gênero Egeria, Najas, Hidrilla, Aponogeton, Cabomba, Vallisneria e Nymphea não suportam períodos fora da água, pois são "aquáticas verdadeiras", mas a maioria das plantas que temos em nossos aquários, podem.
(Ao lado: Bacopa lanigera florindo, muitas das plantas só dão flores na forma emersa.)
O cultivo emerso pode ser interessante tanto por si só, quanto como forma de propragação auxiliar para o aquário, já algumas plantas apresentam um crescimento bem mais rápido emersas, além de ser uma forma mais segura e barata de cultivo, já que não há problemas com algas, não precisa de sistema de filtragem e nem de aquecimento, então, quando houver uma quantidade desejável da planta, poderá passá-la para o aquário, de preferência com um período de readaptação ao meio aquático.
As únicas exigências do cultivo emerso são a iluminação, umidade e manter sempre um substrato bem encharcado. Levando em conta as vantagens do cultivo emerso, os cultivadores profissionais de plantas para aquários e lagos mantém a maioria de suas plantas na forma emersa, motivo pelo qual, a maioria das plantas que você compra nas lojas e leva para o seu aquário, ficam diferentes, depois de algum tempo, elas se readaptam ao meio aquático e as folhas que nascem a partir daí são totalmente diferentes das anteriores.
Emergindo
Existem três formas de emergir uma planta.
Uma delas, a maneira mais forçada, basta colocar a planta em seu vaso, com ela completamente fora da água. Não são todas as plantas que resistem a esse tipo de emersão, e para que ela ocorra o ambiente deverá ser muito úmido. Essa é a maneira mais arriscada e rápida de emergi-las.
O outro modo também é uma emersão forçada, só que mais lenta, permitindo a adaptação da planta. Cubra toda a planta com a água e vá abaixando seu nível lentamente, como se simulasse o período de seca de um rio. Com o tempo ela vai lançando folhas já adaptadas na forma emersa.
O terceiro método é o mais lento, e ocorre de forma natural. É só manter a planta toda coberta de água e esperar que ela cresça, emergindo sozinha.
Humidade
Algumas plantas mais exigentes só vão bem emersas com altos níveis de umidade. Para manter esses níveis, muitos aquaristas usam aquários tampados, com uma pequena coluna de água dentro. É recomendado trocar essa água cerca de uma vez por mês.
(Ao lado: Exemplo de aquário-estufa.)
É perfeitamente possível manter plantas emersas sem isso, mas provavelmente algumas plantas mais exigentes, como Hemianthus, algumas Echinodorus, Cryptocorines e algumas Bacopas não deverão se desenvolver muito bem.
Iluminação
A iluminação é muito importante para que as plantas possam fazer a fotossíntese.
O período ideal de iluminação é de aproximadamente três ou quatro horas de luz solar direta pela manhã. Se elas estiverem recebendo muita luz, provavelmente muitas folhas irão queimar, por isso seria aconselhado o uso de sombrite nesses casos.
Substracto
Existem várias opções de substrato, as usadas são combinações de húmus, laterita, terra e cascalho fino. Alguns preferem misturar tudo, outros usam camadas com 20% de húmus, 10% de laterita, 30% de terra vegetal e 50% de cascalho fino.
Algumas plantas como Cryptocorines preferem um substrato ácido, por isso é recomendada a adição de um pouco de xaxim em seu vaso. Outra coisa importante é manter o substrato bem encharcado, ou até com uma coluna de 1 ou 2 cm de água.
Boas, encontrei este artigo e achei importante partilhar.
Devido ao tamanho do artigo e à minha disponibilidade vou postando cada dia uma parte.
Parte 1
O conhecimento técnico é fundamental para o sucesso do seu aquário plantado e um aquário em equilíbrio pode ser fundamental para o equilíbrio da vida fora d'água.
Meu objetivo não é descrever as técnicas para ter sucesso nesse tipo de aquário, para isso existem outros artigos com todo o detalhe necessário. O meu intuito é ajudar a despertar o interesse pelo assunto, por suas características além da técnica e da beleza.
Ao montar um aquário plantado, além de estar tentando construir um ambiente agradável para seus peixes, está a tentar criar um ecossistema o mais próximo possível da sua vida natural. Seria como se ao invés de criar uma cidade de pedra para as pessoas, criasse antes uma quinta com todos os componentes da natureza de maneira a que os seres vivos e o ambiente vivam em harmonia.
O conhecimento necessário vem de diversas áreas: Da biologia com o estudo da fauna e flora, o ciclo do nitrogênio, a fotossíntese, etc. Da física com a observação dos tipos de lâmpadas e seu expectro de luz, a sua refração e capacidade de propagação na água. Da química para entender como funcionam os sistemas deCO2 e para os testes químicos á água.
Alcançado o equilíbrio técnico tem a missão de fazer com que os integrantes do aquário vivam em harmonia, para isso é importante o estudo das espécies e a observação do comportamento.
Para as plantas é importante observar a localização tanto para o efeito paisagístico como para o seu desenvolvimento, em geral, as ntas grandes e compridas colocam se no fundo do aquário e as mais curtas na frente.
O comportamento dos peixes varia conforme a sua espécie, sendo que para algumas, o facto do peixe estar sozinho ou em grupo, pode determinar um comportamento pacífico ou agressivo. Para resolver a agressividade de alguns peixes, por vezes basta criar um refúgio, criando uma zona de conforto. A agressividade também pode ocorrer quando os peixes estão disputando território, sendo necessária a criação de mais um refúgio ou mesmo a separação dos peixes.
A partir da observação desse ambiente onde tudo interage, podemos transferir a nossa aprendizagem para o nosso dia-a-dia, notando que uma mudança no ambiente, por exemplo, a mudança de uma mesa, pode alcançar um melhor equilíbrio para a equipa.
Algumas pessoas têm um nível de sociabilidade mais baixo, não é por essa razão que precisam de ser descartadas, a criação de um espaço reservado pode ser a saída para a pessoa se desenvolverem e continuarem a trazer benefícios para a empresa.
Estudar os componentes que afectam o ambiente e observar o comportamento dos seres vivos pode ser um prazer e trazer benefícios tanto no seu aquário, e no seu dia-a-dia fora d'água.
Bom dia, não resisti a criar esta imagem. Estou muito feliz por 2 razões a primeira é porque a Selecção Nacional mais uma vez venceu as dificuldades e ganhou, mostrando a garra e a capacidade dos portugueses! A segunda porque hoje é sexta feira e amanha é fim-de-semana. Espero encontrar agora a França nas meias finais para a desforra. É já amanha que a Espanha "nuestros hermanos" jogam contra a França terra do famoso Champagne! Desejo sorte e felicidade a todos os portugueses que hoje se sentem orgulhosos!
Bom dia! Hoje trago-vos imagens de um aquáriofilista muito talentoso do nosso país visinho a Espanha ao qual felicito pela sua capacidade e criatividade.
Podem também tirar ideias, baseando-vos nos seus aquários plantados naturais.
Anuncio com Orgulho a primeira competição organizada pelo Aquahobbie Blog:
PARA PARTICIPAR DEVERÁ ENVIAR UM E-MAIL PARA: aquahobbie.blogspot.pt@live.com.pt COM: E-MAIL DE CONTACTO, MORADA E DEVERÁ ENVIAR 2 FOTOS REPRESENTATIVAS DOS SEUS AQUÁRIOS PLANTADOS. TRATA-SE DE UMA COMPETIÇÃO APENAS E SOMENTE DE AQUÁRIOS PLANTADOS.
PODE PARTICIPAR QUALQUER AQUÁRIOFILISTA.
VOLTO A REPETIR ESTE NÃO É UM CONCURSO COM FINS LUCRATIVOS.
E UM COMNCURSO COM FINS MERAMENTE MOTIVACIONAIS AO HOBBY. O VENCEDOR SERÁ ELEGIDO PELA PRÓXIMIDADE AOS PRINCÍPIOS DE UM AQUÁRIO PLANTADO EQUÍLIBRADO.
O CONCURSO TERÁ A DURAÇÃO DE 1 MÊS PARA AS INSCRIÇÕE E UMA SEMANA DE ESCOLHA DO VENCEDOR.
Estou contente por escrever este post hoje a 2 visitas das 20.000. Primeiro porque este projecto nunca teve o objectivo do lucro ou da fama. Sempre teve o propósito de procurar respostas para os problemas que me surgiram ao longo destes 14 anos de Aquáriofilia e fruto de uma pesquiza diária de novas informações e de técnicas. Sempre com uma ideia de ajuda e de aprendizagem continua e de modernização do Blog.
Com o vosso apoio, e as vossas visitas sempre demonstraram que o meu esforço ao longo do tempo do Blog, que teve inicio em 2006, não foi em vão.
Gostaria desde já a agradecer a todos os meus seguidores assíduos ao longo destes 6 anos, pelo seu apoio e a todos os outros seguidores que sempre que podem lêm os meus posts.
Para todos vós um OBRIGADOmuito grande!
Espero que continue a ter tempo para o Blog e que todos juntos consigamos sempre aprender coisas novas e manter o interesse pelo hobby e as suas boas práticas.
Diferentes tonalidades de vermelho, laranja e amarelo adicionam uma beleza distinta a um aquascape, mas a forma como são usadas as cores no design geral desempenha um papel importante.
Formas de utilizar as cores Usar vermelhos cria contraste, profundidade e pontos focais. Um ponto focal é algo que chama a sua atenção e se destaca. Geralmente apenas um ou dois pontos focais são usados. Mais do que isso cria tensão visual e o caos, com o olhar disperso por todo o aquário. Este tem sido um principio usado no aquascaping estilo holandês e japonês. Utilizado estritamente para realçar um aquascape, cores brilhantes são usadascom oderação. Quando grandes quantidades de cores brilhantes são usadas torna-se uma forte, dominam parte do aquascape. Feito corretamente pode ser de tirar o fôlego. Realmente resume aos mesmos principios da arquitectura paisagista. Se tiver vontade de ter um jardim de rosas, pode ter outras plantas ao redor as roseiras, mas nenhuma que leve o olhar longe de rosas ou retira o impacto visual das rosas vermelhos. Não importa as outras plantas que use ele vai sempre ser olhado como um "jardim de rosas". No aquário um poderia ter um grande grupo de plantas vermelhas e brilhantes, mas, em seguida, o aquascape inteiro estaria centrado em torno dessas plantas. Existem várias plantas aquáticas coloridas que poderiam ser usadas dessa maneira.
James Hoftiezer projetou este aquário alguns anos atrás e ganhou o primeiro lugar em dois concursos de aquários plantados paisagismo. O design geral muito fortemente usa vermelhos escuros e roxos que lança um tom sombrio ao paisagismo inteiro. Há ainda um senso de equilíbrio e harmonia, sem ser caótica. Pode parecer um pouco esmagador para alguns gostos, mas é único e impressionante.
Plantas de caule vs plantas rosette
Plantas de caule têm a maior variedade de forma de folha e cor, e são utilizadas pela a sua capacidade de moldar e esculpir e pela poda e replantio. As Echinodorus são usadas como pontos focais fixos, (mudando apenas, como a planta cresce) à que chamar a atenção não só pela cor, mas o grande tamanho da planta, e Cryptocorynes com cores escuras, quando plantadas em grupos ou linhas proporcionam um contraste escuro em determinadas áreas-chave.
A colocação das plantas
Os pontos focais são definidos apenas à esquerda do centro, ou a "razão de ouro". Isto é definido como o ponto no campo visual onde uma proporção de 1:1.618 se encontra. Para encontrar esse ponto faça o seguinte: messa o comprimento de seu tanque e divida por 2,618. Pegue no resultado e messa de um lado de seu tanque. Marque-o. A distância restante é de 1,618. Onde encontro destas duas medidas serve apenas para ver onde o ponto focal deve estar. Para criar "destaques" as plantas vermelhas devem ser plantadas em grupos muito pequenos delineando grupos de outras plantas. Outro factor a considerar é a colocação de iluminação. A maioria das plantas mantêm sua coloração vermelho / roxo / laranja ou melhoram a sua cor por estar sob a luz directa. Estas plantas não devem ser ofuscados por plantas maiores. Aqui estam os nomes de algumas das plantas mais populares utilizados para vários tons de vermelho e laranja:
Plantas de caule
Rotala macrandra: folha grande, vermelha escura. Utilizada em grandes grupos de forma a criar um formidável impacto visual. Rotala rotundifolia: Folhas folhas laranja, pequenas, de crescimento fácil. Usada para criar contraste, com cores suaves
Rotala wallachii e Rotala Vietname: ambas têm folhas com forma de agulha de cor vermelha suave. A variedade 'Vietnamita' é mais acastanhada com linhas vermelhas.
Alternanthera reineckii: Folhas longas e estreitas de cor de fogo vermelha e a parte de baixo arroxeada. De fácil crescimento.
Eusteralis stellata, (Pogostemon stellatus): A sua cor é de um deslumbrante vermelho arroxeado, em más consições é de um verde estável. Usada para um forte impacto visual. Difícil de manter.
Cabomba furcata: Com folhas vermelho brilhante na ponta. Bastante fácil de manter com água macia (dureza da água). Com uma cor distinta da cor da espécie Cabomba Comum. Ludwigia arcuata: Com folhas que vão do rosa ao vermelho escuro. Dá ao aquário um agradável toque delicado de vermelho. Óptima para criar contraste e destaques subtis.
(by Aquahobbie baseado no artigo de Por Robert Paul Hudson)
Bom dia, Antes de vos indicar os vencedores deste ano que não são ainda conhecidos. Deixo-vos os vencedores do ano passado deste expectacular concurso mundial. Aqui vai o top 5 dos melhores aquários do Mundo segundo a ADA em 2011:
-------------------------------------------------------------------------------- Para para visualizarem os 27 vencedores de 2011 podem fazê-lo através do o video abaixo, ou do slide-show no fim da página:
O vencedorfoi escolhido por umgrupo deperitosinternacionais empaisagismo aquático, como tal, não se pretende de maneira nenhuma questionar assuas conclusõesquanto àclassificaçãodo presente aquário. Sãoapenas aplicandosprincípiosde Designa presentes em guias. Então, com isso, vamos dar uma olhadaScentFlorestaBautinporPavel(Rússia) ever o que podemosaprender com ele. Regra dos Terços Vamos começar por olhar para o Design, usando o princípio mais comum, a regra dos terços. Dividimos o aquários em terços e vemos os principais elementos sobre as linhas e seções de terra. Como pode ver acima, Pavel faz um muito bom trabalho´do ponto focal, posicionando uma terceira linha de árvores à direita. A secção do meio encontra-se um pouco menos cheia do que as secções laterais, da esquerda e da direita. A meio termo nos dois terços inferiores, pode ver-se um espaço aberto, no terço superior ao fundo, apenas ligeiramente para cima pode ver-se uma zona sobrecarregada pelas copas das árvores. A maior parte do primeiro plano, reside no terço inferior. De forma geral, creio que Pavel fez óptimo trabalho no que toca ao posicionamento e no aqua-paisagismo com um plano forte e ancorado.
Secção de Ouro
A seção de ouroé semelhante àregra dos terços, mas tenta-se ver onde se encontra o pontofocal.Idealmente, pretende terpontos focaisque não se encontram diretamente no centro horizontalmente ou verticalmente. Aqui, o queeu interpretoser um pontofocalé a árvore grande da direita.Pavelusamaisqueuma acumulação deárvores naseção correcta paradar ao seuolhoa impressão de que existe umaconcentração deárvoresmais pesada. Ele é visível na seção dadireita, comovocê pode ver acima.
Também gostocomoPavelutiliza asduas secçõessuperiorespara dividir oprimeiro planoa partir doresto da composição. A imagem acimarealmente destacao efeito, se necessário, mas quecolocá-lo numa boa posição,é mais fácildizer do que fazer como todos sabemos.
A Espiral de Ouro
O princípio espiral de ouro tenta ver se o ponto focal da composição se encontra num local onde tradicionalmente as composições são fortes visualmente. Existe uma imensidão de matemática por trás disto não vou entrar por ai, mas referir que se sente um arranjo bem feito, quando o ponto focal se encontra no interior da espiral dourada. Como eu mencionei acima, penso que o ponto focal seja a grande árvore à direita. A espiral dourada confirma minhas suspeitas. Você também concorda que aquela árvore é a âncora da paisagem em geral?
Não vamos esquecer de olhar também para o lado esquerdo. Parece existir um ponto focal secundário deste lado, trata-se da menor árvore à esquerda. Considero-a secundária porque a árvore é mais fina do que aquela à direita. Caso Pavel colocasse uma grande árvore à esquerda, teria retirado o equilíbrio da composição, e haveria dois pontos focais concorrentes.
Estou intrigado porque a espiral cai para a direita sobre as duas linhas de árvores finas que Pavel colocou. Observe a secção em destaque. Não tenho a certeza que a colocação da árvore à direita mais fina e em primeiro plano, mas eu falo mais sobre isso mais tarde.
Harmonia e Triângulos Harmoniosos
Os Triângulos nas composições fazem com que a composição tenha uma aparência natural. Vamos ver como Pavel actua neste ponto.
Os triângulos harmoniosos, retratados acima, mostram claramente que Pavel escolheu ter uma composição nos triângulos superiores e inferiores. No entanto, nota que existem também triângulos mais escondidos do lado esquerdo e direito. Isto faz para uma composição forte e com uma aparência mais natural.
É uma arte de utilizar os triângulos de uma forma natural e Pavel fez um excelente trabalho ao planear a sua composição. A imagem abaixo destaca a dois triângulos principais. No entanto, como já referi, há muitos triângulos ocultos que o seu subconsciente capta. Mais uma vez, acha que ele fez isso conscientemente?
A perspectiva éextremamente importantedentro dos limites dequatroparedes de vidro.É importantefazer o espaço do aquário parecer maior do querealmente é.Isto é especialmente importante no tipo de aquárionaturalporque ele devetransmitir uma sensação deum ambiente, expaçoso. Pavel utilizou a perspectiva na suacomposição fazendo com que pareçamaior do que realmenteé. Consegue dizerquetamanho tem o aquário?
Simplista, a perspectiva é criada, alterando o tamanho dos elementos. Observe as árvores do lado esquerdo acima. Ele destacou-as para tornar mais fácil a percepção da diferença do tamanho entre elas. Observe que, quanto mais grossa é a árvore mais alta é a árvore. A da parte de trás é claramente mais fina e mais curta. Estas estão separadas por apenas cm, mas aos nossos olhos e mente, parecem estar seoaradas por uma grande distância. Esta sensação é acentuada pelas plantas pequenas no primeiro plano, pela transição de tamanho desde o primeiro plano ao fundo do aquário. Como ver acima, Pavel decidiu concentrar-se na altura como o fundamental gerador de perspectiva na escolha das plantas. Pode também observar aquascapers especialistas, a utilizar a cor para alterar a perspectiva. Pavel não usa muito a cor aqui. A linha do meio-atrás de plantas são um verde mais brilhante do que as plantas à frente. Isso tende a querer parar o olho de se mover em volta da composição. No entanto, a cor mais clara também lembra das copas das árvores que tendem a ser mais leves. Como mencionei antes, eu tenho certeza de que a colocação da árvore, alta e magra na parte frontal esquerda da composição não foi ao acaso. Porqê Pavel sentiu que pertencia lá? Ele fez cair sobre uma linha espiral focal como discutimos, mas isso melhorou ou distorceu a perspectiva do aquário? Eu não estou totalmente certo. Eu acho que ele, de facto, aumenta o saldo do paisagismo em geral. O facto de que é tão fina e quase imperceptível significa que a perspectiva não é totalmente sacrificada numa tentativa para equilibrar a composição. Bem feito, Pavel, o teu domínio deste elemento subtil é impressionante. O conceito do aquário natural é inspirado na natureza. Alguém pode olhar para esta paisagem e não se sentir como se estivessem no meio de uma bela floresta em algum lugar? Todos os detalhes e posicionamento de elementos dalhe a sensação da natureza. Foca verdadeiramente detalhes que apenas contribuem para este sentimento. A escolha por Pavel da madeira para as árvores é muito bem feita. Elas parecem ter vários anos. Elas todas têm a mesma cor. Mesmo as peças de madeira no substracto estão cobertas com as plantas em primeiro plano, dando a impressão de atemporalidade e antiguidade. Esta é uma inspiração para todos nós.
Impressão geral
Finalmente, tendo em conta tudo o que eu menciono acima, acho que Pavel claramente merece o seu ranking mundial como o grande vencedor. Até mesmo o nome, que representa perfeitamente o paisagismo e o sentimento que transmite. (by Aquahobbie based on http://www.scapefu.com/2011/08/08/analysis-of-2010-iaplc-winner/)