Please Help Us By Donating Bitcoins to: 1KLAr3gCHKHJwsAxeYMic78Ui3wPaFCwiq
LIKE
Análise do vencedor de 2010 IAPLC
Nome: Forest Scent
O vencedor foi escolhido por um grupo de peritos internacionais em paisagismo aquático, como tal, não se pretende de maneira nenhuma questionar as suas conclusões quanto à classificação do presente aquário. São apenas aplicandos princípios de Designa presentes em guias.
Então, com isso, vamos dar uma olhada Scent Floresta Bautin por Pavel (Rússia) e ver o que podemos aprender com ele.
Regra dos Terços
Vamos começar por olhar para o Design, usando o princípio mais comum, a regra dos terços. Dividimos o aquários em terços e vemos os principais elementos sobre as linhas e seções de terra.
Como pode ver acima, Pavel faz um muito bom trabalho´do ponto focal, posicionando uma terceira linha de árvores à direita.
A secção do meio encontra-se um pouco menos cheia do que as secções laterais, da esquerda e da direita.
A meio termo nos dois terços inferiores, pode ver-se um espaço aberto, no terço superior ao fundo, apenas ligeiramente para cima pode ver-se uma zona sobrecarregada pelas copas das árvores.
A maior parte do primeiro plano, reside no terço inferior.
De forma geral, creio que Pavel fez óptimo trabalho no que toca ao posicionamento e no aqua-paisagismo com um plano forte e ancorado.
Secção de Ouro
A seção de ouro é semelhante à regra dos terços, mas tenta-se ver onde se encontra o ponto focal. Idealmente, pretende ter pontos focais que não se encontram diretamente no centro horizontalmente ou verticalmente.
Aqui, o que eu interpreto ser um ponto focal é a árvore grande da direita. Pavel usa mais que uma acumulação de árvores na seção correcta para dar ao seu olho a impressão de que existe uma concentração de árvores mais pesada.
Ele é visível na seção da direita, como você pode ver acima.
Também gosto como Pavel utiliza as duas secções superiores para dividir o primeiro plano a partir do resto da composição. A imagem acima realmente destaca o efeito, se necessário, mas que colocá-lo numa boa posição, é mais fácil dizer do que fazer como todos sabemos.
A Espiral de Ouro
O princípio espiral de ouro tenta ver se o ponto focal da composição se encontra num local onde tradicionalmente as composições são fortes visualmente. Existe uma imensidão de matemática por trás disto não vou entrar por ai, mas referir que se sente um arranjo bem feito, quando o ponto focal se encontra no interior da espiral dourada.
Como eu mencionei acima, penso que o ponto focal seja a grande árvore à direita. A espiral dourada confirma minhas suspeitas. Você também concorda que aquela árvore é a âncora da paisagem em geral?
Não vamos esquecer de olhar também para o lado esquerdo. Parece existir um ponto focal secundário deste lado, trata-se da menor árvore à esquerda. Considero-a secundária porque a árvore é mais fina do que aquela à direita.
Caso Pavel colocasse uma grande árvore à esquerda, teria retirado o equilíbrio da composição, e haveria dois pontos focais concorrentes.
Estou intrigado porque a espiral cai para a direita sobre as duas linhas de árvores finas que Pavel colocou. Observe a secção em destaque. Não tenho a certeza que a colocação da árvore à direita mais fina e em primeiro plano, mas eu falo mais sobre isso mais tarde.
Harmonia e Triângulos Harmoniosos
Os Triângulos nas composições fazem com que a composição tenha uma aparência natural. Vamos ver como Pavel actua neste ponto.
Os triângulos harmoniosos, retratados acima, mostram claramente que Pavel escolheu ter uma composição nos triângulos superiores e inferiores.
No entanto, nota que existem também triângulos mais escondidos do lado esquerdo e direito.
Isto faz para uma composição forte e com uma aparência mais natural.
É uma arte de utilizar os triângulos de uma forma natural e Pavel fez um excelente trabalho ao planear a sua composição.
A imagem abaixo destaca a dois triângulos principais. No entanto, como já referi, há muitos triângulos ocultos que o seu subconsciente capta.
Mais uma vez, acha que ele fez isso conscientemente?
A perspectiva é extremamente importante dentro dos limites de quatro paredes de vidro. É importante fazer o espaço do aquário parecer maior do que realmente é. Isto é especialmente importante no tipo de aquário natural porque ele deve transmitir uma sensação de um ambiente, expaçoso. Pavel utilizou a perspectiva na sua composição fazendo com que pareça maior do que realmente é.
Consegue dizer que tamanho tem o aquário?
Simplista, a perspectiva é criada, alterando o tamanho dos elementos. Observe as árvores do lado esquerdo acima. Ele destacou-as para tornar mais fácil a percepção da diferença do tamanho entre elas. Observe que, quanto mais grossa é a árvore mais alta é a árvore. A da parte de trás é claramente mais fina e mais curta. Estas estão separadas por apenas cm, mas aos nossos olhos e mente, parecem estar seoaradas por uma grande distância.
Esta sensação é acentuada pelas plantas pequenas no primeiro plano, pela transição de tamanho desde o primeiro plano ao fundo do aquário. Como ver acima, Pavel decidiu concentrar-se na altura como o fundamental gerador de perspectiva na escolha das plantas.
Pode também observar aquascapers especialistas, a utilizar a cor para alterar a perspectiva. Pavel não usa muito a cor aqui. A linha do meio-atrás de plantas são um verde mais brilhante do que as plantas à frente. Isso tende a querer parar o olho de se mover em volta da composição. No entanto, a cor mais clara também lembra das copas das árvores que tendem a ser mais leves.
Como mencionei antes, eu tenho certeza de que a colocação da árvore, alta e magra na parte frontal esquerda da composição não foi ao acaso. Porqê Pavel sentiu que pertencia lá? Ele fez cair sobre uma linha espiral focal como discutimos, mas isso melhorou ou distorceu a perspectiva do aquário? Eu não estou totalmente certo.
Eu acho que ele, de facto, aumenta o saldo do paisagismo em geral. O facto de que é tão fina e quase imperceptível significa que a perspectiva não é totalmente sacrificada numa tentativa para equilibrar a composição.
Bem feito, Pavel, o teu domínio deste elemento subtil é impressionante.
O conceito do aquário natural é inspirado na natureza.
Alguém pode olhar para esta paisagem e não se sentir como se estivessem no meio de uma bela floresta em algum lugar?
Todos os detalhes e posicionamento de elementos dalhe a sensação da natureza.
Foca verdadeiramente detalhes que apenas contribuem para este sentimento. A escolha por Pavel da madeira para as árvores é muito bem feita. Elas parecem ter vários anos. Elas todas têm a mesma cor. Mesmo as peças de madeira no substracto estão cobertas com as plantas em primeiro plano, dando a impressão de atemporalidade e antiguidade.
Esta é uma inspiração para todos nós.
Impressão geral
Finalmente, tendo em conta tudo o que eu menciono acima, acho que Pavel claramente merece o seu ranking mundial como o grande vencedor. Até mesmo o nome, que representa perfeitamente o paisagismo e o sentimento que transmite.
(by Aquahobbie based on http://www.scapefu.com/2011/08/08/analysis-of-2010-iaplc-winner/)
Análise do vencedor de 2010 IAPLC
2012-06-06T10:24:00+01:00
Johny